sábado, 28 de agosto de 2010

Bignay - Antidesma bunius

Bignay - Outubro 2009
Depois de mais um ano no exterior, o Bignay (Antidesma bunius) está completamente recuperado dos rigores do inverno.

Sofre bastante com o frio, perdendo quase todas as folhas e ramas mais finas, mesmo com temperaturas sempre positivas. No entanto, assim que chega a Primavera rebrota e no Verão dá flores e recupera o que perdeu no Inverno, como se pode ver na fotografia à esquerda de Agosto 2010.

Vão ser precisos mais uns invernos para poder tirar conclusões definitivas, mas para já os prospectos são bons. Para já da para comparar o seu estado no final do Verão de 2009 com o estado actual...


Bignay- Agosto 2010




Mamey - Pouteria sapota


Outubro 2009

Este mamey foi plantado no início de 2009, germinado directamente no local. É a única semente que germinou de um lote de 25, importadas do Belize.

A fotografia da esquerda é de Outubro de 2009 e menos de um ano depois, em Agosto 2010, já tem o porte de uma pequena árvore.

O seu crescimento na estufa é bastante vigoroso e foi pouco afectado pelo inverno. Era suposto perder as folhas mas tal não ocorreu, tendo apenas as folhas junto à base secado.

Apesar do crescimento estar a ser mais rápido que o esperado é expectável que demore muitos anos até surgirem as primeiras flores. E quando tal acontecer, caso  vinguem, os frutos irão demorar cerca de 18 meses a desenvolver-se e até estarem maduros. É uma fruta que exige paciência...

Mamey - Agosto 2010
A alternativa é obter uma árvore enxertada das Canárias, que é o local mais próximo onde esta frutífera exótica pode ser encontrada a frutificar no exterior.

Canistel - Pouteria campechiana

Canistel - Agosto 2010
O Canistel (Pouteria campechiana) é uma fruta exótica, parente próxima da lúcuma (Pouteria obovata), a qual já tem aparecido à venda nos viveiros do país.

No exterior e no clima do Algarve, o canistel cresce lentamente mas é uma planta suficientemente rústica para sobreviver o inverno sem perder mais que as folhas. O exemplar da fotografia à direita tem dois anos meio de plantado no solo e deu as primeiras flores este ano. Há pois bons indícios que um dia irá poderá dar frutos.
Canistel (estufa) Dezembo 2009

Já os exemplares plantados na estufa, crescem de forma bastante vigorosa e um deles deu um fruto na primeira floração, ocorrida no ano passado. 

Como se pode comprovar na fotografia da direita, tirada em Dezembro de 2009, o fruto tem um formato algo estranho. Amadureceu em Março de 2010 e a polpa de uma amarelo intenso é deliciosa em batidos. Foi assim que foi consumida e ficou definitivamente aprovada.
Outubro 2009